quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Feudalismo – características gerais

Oi pessoal, quem nunca ouviu as mais belas estórias de princesas e príncipes, ou até mesmo de plebéias que no ‘felizes para sempre’ terminavam com o mais lindo rei? Todas elas têm algo em comum, não, eu não me refiro ao final feliz, e sim a época em que ocorreram. Alta Idade Média.  Nós sabemos que o regime de organização nessa época era o Feudalismo, e é sobre ele que nós iremos falar hoje.



Devido à série de invasões que ocorreram nos séculos IX e X os europeus ocidentais tiveram que buscar proteção.  Com isso, houve uma grande migração da cidade para o campo, esse processo é chamado de ruralização.  Foram construídas vilas fortificadas e castelos cercados por grandes muralhas.  Porém, as pessoas com menos recursos não tinham como se proteger, isso fez com que elas procurassem a ajuda de nobres e guerreiros, mal sabiam eles que ao ganharem proteção seriam submetidos a servos.

Nós trabalharemos com a definição de feudalismo elaborada pelo historiador francês, Jacques le Goff, especialista em história medieval.  É um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados – os senhores – , subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes oferece com que viver.

Agora você deve estar se perguntando o que raios significa isso, não é? Basicamente é um sistema de organização baseado em laços de Suserania e Vassalagem, onde o senhor, dono da terra, domina os servos que trabalham em suas terras, e eles lhe oferecem, em troca de proteção, parte da sua colheita.

Nós próximos posts nós vamos conhecer mais sobre a política, sociedade e economia medieval, espero que vocês tenham gostado. No caso de dúvidas deixem-nas nos comentários, nós iremos respondê-las o mais rápido possível.

Até mais.

 Por Camila Isabela – 16 anos, blogueira, musicista, desenhista fracassada e amante de história e geografia. 

5 comentários:

  1. Achei o texto ótimo. Um resumo bastante informativo e estou ansioso para os próximos posts. Continue assim. .-.

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Feudalismo é um assunto realmente interessante.

    ResponderExcluir
  3. Muito com Camila, excelente post, vou dar uma olhada nos outros posts agora, parabens gostei muito do blog.

    Abraços

    ResponderExcluir