domingo, 14 de novembro de 2010

Suserania e vasslagem

Falaê galerinha, tudo bom? Hoje nós vamos conhecer um pouco mais sobre a organização política do Feudalismo.

Os vários núcleos de poder político – principados, ducados, condados e etc. – estavam ligados por laços estabelecidos entre os membros da nobreza a partir da concessão de feudos.

Os acordos entre os mais e menos poderosos são denominados Suserania e Vassalagem. Dessa forma, os pobres tornavam-se vassalos dos senhores, que por sua vez, eram chamados de Suseranos.  Os vassalos deviam fidelidade ao seu senhor , além de prestarem diversos tipos de serviço ao mesmo (principalmente serviços militares).

O ato de transmissão do feudo era realizado com uma cerimônia solene, constituída de dois atos principais: a homenagem( juramento de fidelidade do vassalo ao senhor) e a investidura (transmissão do feudo ao vassalo).

Ambos (suserano e vassalo) tinham direitos e deveres a cumprir estabelecidos entre si. Vejamos os principais:

Suserano – Deveria proteger militarmente seus vassalos e dar-lhes assistência jurídica. Tinha o direito de reaver o feudo do vassalo que morresse sem deixar herdeiros, de proibir o casamento do vassalo, além de claro receber diversos tipos de impostos como por exemplo a corvéia, mas falaremos disso depois.

Vassalo – Deveria prestar serviço militar ao senhor , libertá-lo, caso fosse aprisionado por inimigos, comparecer ao tribunal presidido pelo suserano todas as vezes que fosse convocado além de outros deveres.  Com relação aos direitos, recebia proteção militar.

Como vocês podem perceber havia grandes diferenças entre os dois e isso talvez nós leve a pensar que a maioria dos servos deveria odiar sua vida ou se revoltasse contra o senhor, que a sociedade era injusta e etc. porém ao pensarmos dessa forma estamos cometendo um anacronismo, não sabe o que é? Bem, basicamente é olhar o passado com os olhos do presente, fazendo com que sua visão seja distorcida.

Temos que fazer um grande esforço e tentar enxergar a história de acordo com o tempo em que ela foi vivida, dessa forma, nós poderemos compreendê-la melhor.
Até mais pessoal.

Camila e Gislanne – Estudantes do ensino médio, amigas, desocupadas e twitteiras anônimas. 

2 comentários:

  1. Parabens meninas, citaram um ponto muito importante, o ponto de vista. É muito importante ressaltar que devemos tentar ver a história considerando deiversos fatores da época.

    Abraços

    ResponderExcluir