quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Produção econômica e divisão dos feudos

E aê pessoal, o blog ta ficando famoso, quase 500 visitas, estamos nos sentindo.- n

Como vocês já sabem o senhorio e a servidão eram as principais atividades correspondentes à produção econômica do feudalismo. Hoje nós vamos aprender sobre a produção econômica e como eram dividas as terras nos feudos.


Os senhorios tinham em média 225 hectares de terra. Os principais produtos gerados nos feudos eram: cereais, carnes, leite, tecidos e utensílios domésticos. Eram divididos  basicamente em três grandes áreas: campos abertos, reservas senhoriais e mansos servis. Como podemos observar na figura ao lado.


Os campos abertos ou terras comunais correspondiam aos bosques e pastos de uso comum, em que os servos podiam recolher madeira, coletar frutos e soltar animais, mas não podiam caçar. As reservas senhoriais eram terras exclusivas do senhor feudal, logo, tudo que era produzido nessas terras pertencia ao senhor feudal. Por fim, os mansos servis que eram utilizados pelos servos para que os mesmo tivessem seu sustento.

Outra prática econômica era a servidão que os camponeses, embora livres,  tinham que prestar serviços para os senhores feudais em troca de moradia e proteção. Além da prestação de serviços, os servos possuíam outras obrigações para com os seus senhores, como por exemplo: tinham que pagar a corvéia, que basicamente era o trabalho gratuito nas reservas senhoriais , cerca de 3 a 5 dias na semana; tinham a obrigação de pagar a talha ao senhor , ou seja, eles deveriam entregar parte de sua produção agrícola e pastoril; pagavam pelas ferramentas que usavam;  pagavam também a mão-morta , que era quando o chefe da família morria; e, como se já não bastasse tudo isso, não podemos esquecer os 10% do dízimo, afinal, a igreja também retirava sua parcela de lucro.

Como já deu pra perceber, o que restava aos camponeses é muito pouco, isto é, se é que restava alguma coisa. Como eles não se alimentavam bem seu corpo ficava debilitado facilitando a contaminação por doenças, como a peste negra. Isso fez com que milhares de pessoas morressem.

Esperamos que tenham compreendido um pouco mais sobre o Feudalismo.

Camila e Carlos -  aborrecentes, amigos, twitteiros anônimos, fãs de animes e outras nerdices.

2 comentários: